Com participação do Deputado Estadual Romero Sales e dos vereadores escadenses, a reunião realizada no plenário, foi proposta algumas soluções para o problema do transporte público intermunicipal na cidade de Escada
Em reunião pública que aconteceu no último dia oito de fevereiro de 2021, no plenário da casa legislativa, solicitada pelo vereador Paulinho, na pauta da reunião foi discutida a dupla função dos motoristas de ônibus, má qualidade dos veículos disponibilizados pela empresa Borborema, também foi discutido o aumento das passagens, horários das linhas que atendem a cidade, carga horária dos motoristas, diminuição das linhas de ônibus feita pela empresa prestadora do serviço e a limpeza dos veículos. A audiência teve a participação dos vereadores Luciano Manoel, Pedro Jorge, Paulo Sálvio, Josias Francisco, das vereadoras Cátia Maria, Edite Barbosa, Rejane Maria, da Presidenta da casa Maria Elizabete (Bete da Alvorada) e do Deputado Estadual Romero Sales Filho.
Estiveram presente na audiência o representante da empresa Borborema o senhor Luiz Henrique Siqueira de Albuquerque, também o Diretor de planejamento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) Mauro Luís Vieira Chaves e o Coordenador de Fiscalização da EPTI o Major Edson Gomes da Silva. Foram feitos vários questionamentos para o representante da Borborema sobre os temas da reunião como seguranças dos veículos, preços, horários entre outros temas. Foi questionado o motivo da empresa ter reduzido a frota que abastece a cidade e perguntado a EPTI como seria feita a fiscalização dos veículos da empresa prestadora de serviço. Em Resposta a Borborema confirmou a redução da frota por conta da pandemia e que se embasou no decreto do governo do estado que permitiu as empresas de ônibus a diminuir até 10% da frota, também foi cobrado a empresa com relação aos horários das últimas viagens da linha Recife/Escada que estava sendo por volta de 18:40 nas segunda-feira e 18:30 de terça a sexta, a empresa se comprometeu a revisar esses horários, mas não deu previsão de qual será o novo porque ainda precisará ser aprovado pela EPTI.
Em relação a limpeza dos ônibus a Borborema disse que toda a frota da empresa é limpa sempre que vai para a garagem, mas não deixou claro como é feita a fiscalização e nem deu uma sugestão para que esse serviço seja melhorado. Alguns questionamentos também foram feitos por moradores da cidade e de distritos próximo como o senhor Domingos Sávio Gaudêncio, Bruno Henrique e Jefferson Tallys entre as principais reclamações dos moradores está a qualidade dos veículos, limpeza e o cumprimento dos horários pelas linhas que atendem a cidade. Em resposta as reclamações dos moradores e as perguntas dos vereadores e do Deputado Estadual Romero Sales Filho que perguntou o quantitativo das viagens e também questionou o fato da EPTI ter permitido a redução da frota. O senhor Luiz Henrique da Borborema respondeu que o quantitativo de viagens da empresa era 63 nas segundas e 54 de terça a sexta.
Foi sugerido pelo Vereador Paulinho que fosse feita uma Comissão permanente que iria fiscalizar ou ajudar a fiscalizar a prestação de serviço do transporte público da cidade, pediu também o aumento da frota e a normalização dos horários dos ônibus. A EPTI sugeriu que fosse feito um convênio entra ela e o município que ajudaria na fiscalização da empresa, ela também fez um apelo para que a população quando visse alguma irregularidade dentro dos ônibus que tirassem fotos e mandasse para canais de comunicação da EPTI, ela se comprometeu em estabelecer horários para ter 100% da frota para que a população escadense possa ir e voltar de seus compromissos sem grandes transtornos.